top of page
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon

OS TERMOS

VIỆT VÕ ĐẠO

 

A combinação de termos VIỆT VÕ ĐẠO tem um significado específico e filosófico, e com tradução para Português.

 

- o termo VIỆT pode ser interpretado como “Transcendente, Supremo, Vietnam”;

- o termo VÕ significa “artes marciais” e;

- o termo ĐẠO pode ser traduzido como “a Via, ou conjunto de princípios de Vida e de sabedoria conducentes ao objetivo Supremo”.

 

Assim, é possível interpretar VIỆT VÕ ĐẠO como: “A Via suprema da arte marcial do país Viet”

 

Ou, simplesmente, por: “A Via da arte marcial Vietnamita”

 

 

TRẦN VÕ THUẬT

 

O conjunto de termos TRẦN VÕ THUẬT identifica o estilo de VIỆT VÕ ĐẠO praticado. O conjunto tem de ser lido como um todo para fazer sentido.

 

A sua tradução é: “O estudo da arte marcial (ou da metodologia) de Mestre Trần Hữu Hà”

 

Ou, simplesmente: “A arte marcial de Mestre Trần Hữu Hà”

 

 

VÕ CỔ TRUYỀN VIỆT NAM

 

A combinação dos termos VÕ CỔ TRUYỀN VIỆT NAM pode ser partido em duas partes:

- o conjunto VÕ CỔ TRUYỀN, que significa “artes marciais tradicionais”, frequentemente divulgado no ocidente como Kung Fu, e;

- o conjunto VIỆT NAM, que significa “Vietnam” ou o “País Supremo”.

 

Assim, a tradução integra do termo VÕ CỔ TRUYỀN VIỆT NAM é: "As artes marciais tradicionais Vietnamitas”

 

 

VIETNAMESE KEMPO

 

A denominação “VIETNAMESE KEMPO” visa enquadrar o estilo vietnamita no âmbito da Federação Portuguesa de Lohan-Tao Kempo (FPLK) e na “International Kempo Federation” (IKF). A palavra KEMPO é um termo Japonês vago, uma corruptela japonesa da palavra cantonesa chuang-fa (que no ocidente é conhecido por kung-fu). Assim, no Japão, KEMPO é utilizado para denominar de uma forma geral “artes marcial”. Não é indicativo de nenhum estilo ou escola.

OS EMBLEMAS

EMBLEMA DO VIỆT VÕ ĐẠO

 

Todos os praticantes de VIỆT VÕ ĐẠO (os VÕ SINH) trazem do lado esquerdo do fato (o VÕ- PHỤC), ao nível do coração, o mesmo emblema. O emblema está carregado de significado e simbologia:

 

 

CÍRCULO – representa a Plenitude, a Perfeição, o Círculo da Vida, o Céu.

QUADRADO – representa a Regularidade, a Justiça, a Terra.

BAMBU – representa o Aprumo, a Constância e o Desinteresse.

Ao meio, a palavra VIỆT VÕ ĐẠO imerge inscrita clara e simples em harmonia com o todo.

 

A dualidade CÍRCULO-QUADRADO, representa a dualidade negativo-positivo, o ÂM-DƯƠNG, usualmente conhecida pela versão em mandarim: Yin-Yang.

 

Os três troncos de BAMBU representam o Homem e a marca que este deixa nas artes marciais: o seu passado (todos que nos antecederam e contribuíram para a arte marcial), o presente (todos que atualmente contribuem para a arte marcial) e o futuro (todos que ainda virão, e serão o futuro da arte marcial).

 

No total o emblema comporta seis cores ou, mais de acordo com a tradição, cinco, pois o azul e o verde constituem um grupo,

 

PRETO – Determinação, Seriedade

VERMELHO – Coragem, Combatividade

AZUL – Bondade

VERDE – Perseverança, Esperança

AMARELO – Generosidade, Lucidez

BRANCO – Pureza (síntese de todas as cores)

A cada cor corresponde também uma direção Cardeal e a um elemento de ente os cinco originais.

EMBLEMA DO VIỆT VÕ ĐẠO - TRẦN VÕ THUẬT

Do lado esquerdo, na manga, todos os praticantes do estilo TRẦN VÕ THUẬT possuem o mesmo emblema. O emblema é simples, e contém apenas um círculo vermelho, inserido no interior de um circulo branco. Os termos VIỆT VÕ ĐẠO - TRẦN VÕ THUẬT são claramente indicados na parte superior do interior do circulo branco, e o termo VÕ CỔ TRUYỀN VIỆT NAM aparece na parte inferior (sendo equivalente a Vietnamese Kempo).

O interior do círculo vermelho está preenchido com antigos caracteres vietnamitas (equivalentes aos atuais caracteres chineses) e uma flor de lótus, ambos inscritos a branco. 

O círculo branco maior representa o Céu e o círculo mais pequeno representa a Terra, criando uma dualidade negativo-positivo, representando assim o ÂM-DƯƠNG. O círculo interior é vermelho, cor da coragem e da combatividade, e no seu interior nasce uma flor de lótus de cor branca, significando a pureza de ato e pensamento e ao mesmo tempo a síntese de todas as cores. Mestre Trần Hữu Hà é representado pela flor de lótus, símbolo por si muito apreciado e presente em quase todos os emblemas dos movimentos por si criados ou dinamizados.

Os antigos caracteres Vietnamitas representam o VIỆT VÕ ĐẠO e o VÕ CỔ TRUYỀN VIỆT NAM (Vietnamese Kempo). 
 

simbolo_vvd_vector_jpg.JPG
simbolo_2.png
vietkempo_v6.png
vietkempo_v6b.png

A Saudação

A saudação visa transmitir a imagem de um estado interior: “A Mão de Aço sobre um coração bondoso"

Punho esquerdo fechado no prolongamento de um braço caído e mão direita aberta sobre o coração. É a saudação típica do VIỆT VÕ ĐẠO, ato de cortesia que, por si só, simboliza a atitude mental requerida ao praticante de VIỆT VÕ ĐẠO.

 

 

 

 

 

 

 

 

O VIỆT VÕ ĐẠO - TRẦN VÕ THUẬT contém duas saudações adicionais. Uma segunda saudação, em que da posição de Lap-Tan, os braços movem-se circularmente em oposição e adução desde a posição de repouso até ao plano médio ao nível do coração. A mão esquerda aberta pára a mão direita fechada, fletindo nesse instante os braços até meio palmo do peito. Os braços são então esticados e as mãos abertas para o exterior. Num movimento gracioso, as palmas das mãos revolucionam e ficam abertas para o céu. De seguida, num movimento seco ambas as mãos são puxadas vigorosamente para os quadris.

A terceira saudação, utilizada em cerimónias, consistes em fletir ambas as pernas, pousar o joelho esquerdo no chão, e de seguida o direito a uma distância um palmo do primeiro. Uma vez na postura de Luig-Tan, braços se movem-se circularmente em oposição e adução desde a posição de repouso (em cima das pernas) até ambas as palmas ficarem no chão, na frente dos joelhos. Uma vénia é efetuada, sem deixar a cabeça descer mais baixo que um palmo do chão. Após a vénia, o joelho esquerdo é levantado e com impulso o praticante regressa à posição ereta, a partir da qual executa a segunda saudação e de seguida a terceira saudação.
 

simbolo_3.png

A Divisa

“Ser forte para ser útil”

simbolo_4.png

PRINCÍPIOS DA PRÁTICA E CONDUTA DO VÕ SINH

Os princípios do VIỆT VÕ ĐẠO - TRẦN VÕ THUẬT podem resumir-se a:
- Evolução permanente do corpo e do espírito, busca pela perfeição do gesto e da ação;
- Equilíbrio entre o Homem e a Natureza, Harmonia entre o Homem e o Universo
- Humanidade e humildade, disciplina e espirito de sacrifício na prática e na vida

A Grandeza do VÕ SINH:
- Ser um amigo sincero para todos os seres Humanos, e não um inimigo maior que todos os inimigos.

Objetivo do VÕ SINH:
- Servir a Humanidade

Deveres do VÕ SINH:
- Desenvolver e evoluir na Arte Marcial Vietnamita
- Ser solidário
- Respeitar as regras da Prática
- Respeitar-se a si mesmo e a todos os outro na mesma medida
- Opor-se à injustiça e à opressão, de ação ou pensamento

Virtudes do VÕ SINH:
- Contribuir para a Grandeza da Arte Marcial Vietnamita
- Viver a Via, o Caminho
- Desenvolver um Espírito Invencível
- Agir Eficazmente
- Progredir e realizar-se

Objetivo final do VÕ SINH:
Tomar consciência do destino humano e das suas capacidades, com as quais vem o dever de assumir as suas responsabilidades.

 

Qualidades do VÕ SINH:
- Vontade
- Seriedade
- Perseverança
- Bondade
- Responsabilidade
- Disponibilidade
- Lealdade
- Dedicação
- Disciplina
- Rigor
- Humildade

 

SÍMBOLOS E FATO DE PRÁTICA

SÍMBOLO DO VIỆT VÕ ĐẠO
Ao nível do coração, no lado esquerdo do VÕ-PHỤC, é colocado o símbolo do VIỆT VÕ ĐẠO. A simbologia é clara. O símbolo coloca-se do lado do coração para representar o amor e dedicação que se tem pela arte marcial vietnamita.

 

 

 

 


SÍMBOLO DO VIỆT VÕ ĐẠO - TRẦN VÕ THUẬT
A nível do coração, mas na manga esquerda do VÕ-PHỤC, é colocado o símbolo do VIỆT VÕ ĐẠO - TRẦN VÕ THUẬT. Este símbolo identifica o estilo de VIỆT VÕ ĐẠO praticado pelo praticante, o estilo de Mestre Trần Hữu Hà.

VÕ-PHỤC.

 

 


A cor do VÕ-PHỤC está repleta de simbolismo. Também no Vietname, as escolas de VÕ CỔ TRUYỀN VIỆT NAM veste de negro. Filosoficamente, o negro represente a seriedade com que se encara a prática da arte marcial Vietnamita, e a responsabilidade por ser o fiel depositário de milénios de História e conhecimentos, os quais passaram de geração em geração até aos dias de hoje. A cor negra do VÕ-PHỤC representa também a determinação, pois sem ela, o praticante seria incapaz de terminar aquilo que se propôs iniciar. Culturalmente, representa o trabalho. Os agricultores no Vietname vestem frequentemente vestes desta cor na lavoura dos campos.
 

simbolo_vvd_vector_jpg.JPG
vietkempo_v6.png
vietkempo_v6b.png
simbolo_5.png

ESTRUTURA TÉCNICA

As Artes Marciais Vietnamitas terão sido as que mais tempo resistiram à codificação, fruto do total abandono a que foram votadas aquando da ocupação francesa. Sobre elas referia-se Roland Habersetzer no seu livro “Le Guide Marabout du Karaté”, publicado no ano de 1969: “Existem ainda no sudeste Asiático, nomeadamente no Vietname, numerosos outros métodos de combate com mãos nuas comparáveis ao karaté japonês. No entanto eles são muito pouco conhecidos fora do seu país de origem, na medida em que nunca foram codificados”. 

Efetivamente, só em 1938 o Mestre NGUYEN LOC, responsável pelo nascimento do VOVINAM VIỆT VÕ ĐẠO, iniciou a codificação e estruturação das técnicas. Apesar disso só em 1974 se dá o verdadeiro advento do VIỆT VÕ ĐẠO na Europa, sobre a responsabilidade do Mestre PHAN HOANG. 

Hoje, o VIỆT VÕ ĐẠO encontra-se perfeitamente codificado e estruturado técnica e pedagogicamente, sendo possível evidenciar a nível da sua estrutura técnica dois capítulos bem distintos:

QUYÊN- ĐẠO – Arte de combate de mãos nuas  
CO-VÕ-ĐẠO – Arte de combate com o recurso a armas

Para além destes, de foro eminentemente técnico, um outro capítulo é parte não menos importante no contexto de prática superior do VIỆT VÕ ĐẠO.

TRIET-LY – Estudo da Filosofia.

Pese embora a vastidão do conteúdo técnico do VIỆT VÕ ĐẠO, a planificação pedagógica está orientada de forma a privilegiar a prática do QUYÊN- ĐẠO sendo esta complementada, a partir de graduações muito precoces, com a introdução à prática do CO- VÕ ĐẠO. O TRIET-LY, embora presente desde a primeira hora na formação do Vo-Sinh, assume particular importância para graduações próximas do 1º Dang e seguintes.  

QUYÊN- ĐẠO

BÔ-PHAP ou TAN - Posturas de base 
THAN-PHAP - Deslocamentos 
KHI-PHAP - Exercícios respiratórios     
THU-PHAP - Técnicas de mãos 
CUOC-PHAP - Técnicas de pés 
THÊ-DOI-LUYÊN - Combate controlado 
THAO-QUYÊN - Treino de Quyêns ou combate 
SONG-DÂU - Combate livre 
MANH-CÔNG - Técnicas de quebra 
TU-VÊ-PHAP - Técnicas de defesa pessoal 
NHAO-LAN - Técnicas de Quedas 
VAT - Técnicas de luta/projecção corpo a corpo 
GIAN-LONG-COUC - Técnicas de tesouras 
THAO-PHONG-COUC - Técnicas de varrimentos 
SONG-DOI - Encadeamentos 2x2

 

GRAUS TÉCNICOS E PEDAGÓGICOS

 

 

 

 

 

 

GRAU TÉCNICO

As graduações servem para identificar exteriormente o nível a que o VÕ-SINH se encontra na prática do VIỆT VÕ ĐẠO - TRẦN VÕ THUẬT. A graduação reflete o trabalho desenvolvido pelo VÕ-SINH em todas as componentes do VIỆT VÕ ĐẠO. Componente técnica, pedagógica e de divulgação e promoção da Arte Marcial, participação em estágios Nacionais e Internacionais, e outros de relevância para as Artes Marciais (VIỆT VÕ ĐẠO) inseridos no movimento Associativo.

Note-se que no VIỆT VÕ ĐẠO - TRẦN VÕ THUẬT existem 3 escalões distintos baseados na idade do praticante. O grau de exigência de cada escalão está adaptado às características físicas e psíquicas do praticante.

Após atingir os 18 anos de idade e o grau de 8º Cap, o praticante pode (caso o seu orientador o ache preparado para tal e o praticante assim o deseje) sujeitar-se a um exame para a obtenção da graduação de Cinto Negro.

Cada um dos escalões – infantil, juvenil e adulto – tem uma cor associada. O amarelo do escalão infantil significa o elemento Terra. Com esta cor faz-se alusão ao terreno por explorar, ao campo agrícola antes de ser trabalhado.

O verde do escalão infantil significa o elemento Madeira. A Madeira provém da Terra, e se esta tiver sido bem trabalhada a Madeira será de excelente qualidade. O Verde significa também esperança e perseverança. E assim os nossos juvenis são a esperança do VIỆT VÕ ĐẠO - TRẦN VÕ THUẬT e da sua perpetuação.

O azul segundo a tradição Vietnamita tem o mesmo significado do verde. Como tal, também ele representa a Madeira, a esperança e adicionalmente a bondade.

No caso dos adultos, a azul representa a esperança do próprio praticante em alcançar níveis técnicos mais elevados, superando-se e elevando-se.

O branco do cinto representa a pureza, o estado puro do praticante. Assim, nestes escalões iniciados, o praticante entre o 1º Cap e o 4º Cap ostentaria um cinto branco com fitas da cor respetiva. Entre o 4º Cap e o 8º Cap esse novo cinto de cor passaria a ser preenchido com fitas da cor branca.

A graduação de cinto negro é indicada por um cinto completamente negro, e os 1º, 2º 3º e 4º Dangs são representados por um cinto negro debruado a vermelho. O negro significa a seriedade e a determinação do praticante, e o vermelho significa a combatividade e a coragem do praticante. O vermelho debruado no cinto negro representa o fogo, a combatividade e coragem do praticante a brotar do seu interior.

De seguida, o praticante atinge o nível de 5º Dang e passa a ostentar um cinto totalmente vermelho.

 

O 6º, 7º, 8º e 9º Dang passariam a ser indicados por um cinto vermelho debruado a branco. Significa que o praticante se encaminha na direção da pureza (na técnica) e que essa pureza começa a ser visível. O vermelho significa o sangue e o fogo. Significa que o VIỆT VÕ ĐẠO está já no sangue do praticante e que este tem a capacidade de iluminar o caminho dos praticantes mais novos. Finalmente, o sistema de graduações termina no 10º Dang, com um cinto totalmente branco, sinal da pureza na técnica e ainda representando a síntese de todas as cores.

 

GRAU PEDAGÓGICO

O grau pedagógico do praticante depende de alguns fatores, tais como:

- o tempo de prática do praticante
- a idade do praticante
- a graduação técnica do praticante 
- a frequência e o bom aproveitamento nos cursos disponibilizados pela direção técnica de VIỆT VÕ ĐẠO - TRẦN VÕ THUẬT (cursos de monitor, instrutor e professor)

No VIỆT VÕ ĐẠO - TRẦN VÕ THUẬT existem os seguintes graus pedagógicos:
- aluno
- monitor
- instrutor
- professor
- mestre


GRAU HONORÍFICO

 

Como forma de distinção e reconhecimento do trabalho desenvolvido e prestado em prol das artes marciais vietnamitas e do VIỆT VÕ ĐẠO - TRẦN VÕ THUẬT, a direção técnica pode entender atribuir o grau honorífico de gran-mestre, representado por um cinto vermelho e branco. Esta distinção está reservada a níveis iguais ou superiores a 5ºDang e tempos de prática iguais ou superiores a 40 anos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

graduacoes_b.png
graduacoes1.png
graduacoes.png
termos
emblemas
saudacao
divisa
principios
simbolos
estrutura
graus
simbolos
bottom of page